O Valor Filosófico em Busca de uma Definição

A filosofia preocupa-se preferencialmente para “crises no pensamento”, logo á filosofia é voltada sempre para o conhecimento, que envolvem visão de mundo, sabedoria de vida, esforço racional, saber universal, ou até mesmo se tal é útil ou inútil.

Em primeiro lugar sobre a visão de mundo, poderia se um pensamento sistemático sobre o mundo sensível e inteligível, uma cultura para uma determinada comunidade social, buscando definições para valores éticos, morais e religioso, tudo isso é filosofia, pois envolve o conhecimento do homem de um modo geral em sociedade. No mundo prático á filosofia é de certa forma um pouco desvalorizada, e na verdade á filosofia é um alimento para o espírito.

A segunda definição é a sabedoria de vida, podemos considerar a filosofia como a arte de bem viver, conduzir a vida de maneira ética e sabia, com prudência, afirmava o filosofo epicuro que na vida a prudência é mais importante do que o conhecimento. Logo para atingir fins justos no convívio humano, é conduzir a vida de forma justa e feliz, controlando nossas paixões que afetam a vida intelectual do ser.

A terceira definição é mais teórica, mais voltada para os problemas do mundo (universo), nessa terceira teoria o universo é a totalidade como um cosmocentrismo, o mundo como centro de tudo. Encontramos aqui um impasse entre religião e filosofia, pois ambas procuram entender o universo, filosofia pelo conhecimento racional, religião pela Fé. O universo seria possível ser explicado por um sentimento chamado Fé, para igreja sim, pois a revelação divina era a chave para todas as respostas, já a filosofia discordava, pois considerava um meio irracional de compreender o universo, logo a filosofia não admite irracionalidades preocupas-se em explicar, compreender de um modo seguro, é fundamental a explicação filosófica, pois ela mesma explicou até a religião e substitui La como entendimento do universo, Immanuel Kant afirmava que a religião só entra em um ponto onde á ciência não consegue chegar, no campo metafísico, e então para um entendimento de mundo a religião perdeu espaço para ciência.

E por fim a filosofia seria uma fundamentação teoria do conhecimento uma verdadeira epistemologia sobre tudo, problemas de mundo, sabedoria de vida, visão de mundo, á filosofia é tudo isso, pois é voltada preferencialmente para o conhecimento das coisas e do homem, é um conhecimento teórico que desenvolveu grandes áreas de conhecimento humano.

Diego Humbelino Duarte
Idade: 19 anos
Curso: Direito, 3 períodos pelo Centro Universitário Luterano de Manaus.
E-mail: diego_duarte15@hotmail.com


Pesquise abaixo sobre filosofia:

Elaborado e Idealizado por Rosana Madjarof — Mantido por Carlos Duarte